domingo, 18 de maio de 2008

Projeto Meio Ambiente

PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Identificação
1.1. Título do Projeto: Meio ambiente, conservado por inteiro.
1.2. Executor: E.E.E.F. Antônio Vieira
Rua Barão do Guaíba, 190.
Hamburgo Velho – 93540-080
Telefone – 3595 1688
escolaavieira@terra.com.br
1.3. Equipe de Trabalho:
1.3.1. Coordenação Geral:
Angélica Paulino da Silva
Identificação funcional – 2515776/01
Qualificação – professora
Situação funcional – contratada
1.3.2. Colaboradores:
Cleusa Maria Pereira da Silva Flesh
Qualificação: supervisora
Situação funcional: nomeada

Neusa Maria Boff Almeida
Qualificação: supervisora
Situação funcional: nomeada

Luiz Emílio Neutzling
Qualificação: diretor
Situação funcional: nomeado

Shanassis Ritter Eberhardt
Qualificação: professor
Situação funcional: contratado
Demais professores das diferentes disciplinas.

1.3.3. Consultores/Docentes/palestrantes:
Josiara de Quadros – professora de biologia do Colégio Dr. Wolfram Metzler;
Carmem Fonseca – professora de matemáticado Colégio Dr. Wolfram Metzler;
Gisela Souza – secretaria do meio ambiente de Campo Bom;
Jackson Muller – professor de biologia da Unisinos;
Secretaria do Meio Ambiente de Novo Hamburgo;
COMUSA e demais convidados.
1.4. Objeto: Desenvolver a consciência ecológica, motivando mudanças de conduta no meio em que vive evitando o desperdício e controlando o uso inconsciente de materiais renováveis e não-renováveis.
Objetivos
2.1. Objetivo Geral:
· Respeitar o ambiente como a si próprio;
· Posicionar-se de maneira crítica e construtiva no que diz respeito ao meio ambiente;
· Perceber que é agente integrante e transformador do ambiente, atribuindo atitudes responsáveis para a melhoria do mesmo;
· Reconhecer que a degradação do meio em que vivemos tornou-se um fator de saúde pública;
· Estabelecer ligação direta entre o meio ambiente e as diferentes áreas de conhecimento.

2.2. Objetivos específicos: Fazer entender que a conservação do meio ambiente inicia-se no meio em que vivemos seja na escola, nos parques públicos, shoping, bairros, em nossa casa, etc. Sendo assim, iremos trabalhar tendo a contribuição das diferentes áreas de conhecimento, por exemplo:
· Língua Portuguesa: ampliar o domínio da língua para o exercício da cidadania e organizar-se considerando a diversidade de textos que circulam socialmente identificando pontos de vista e valores neles vinculados, dando condições para a participação social responsável;

· Matemática: possibilitar a inserção dos alunos como cidadãos, orientando-os a lerem gráficos e mapas, construírem determinados conceitos matemáticos como áreas, volumes, proporcionalidades, etc. e a interpretação de dados estatísticos, como outros;

· História: o aluno deve entender a realidade na sua diversidade e nas múltiplas dimensões temporais, construindo relações entre o presente e o passado, orientando os mesmos sobre o abastecimento de água nas cidades, transporte nos rios, poluição da água e ar, etc.;

· Geografia: os alunos devem perceber-se como atores na construção de paisagens e lugares e as múltiplas interações entre o trabalho social e a natureza, observando, descrevendo, indagando e representando a multiplicidade de paisagens e lugares, aprendendo a valorizar, não apenas o seu lugar, fragmentando a realidade, mais sim o significado do mundo em seu cotidiano, fortalecendo o espírito de solidariedade como cidadãos do mundo;

· Língua Estrangeira: construir a globalidade das questões ambientais, possibilitando o aumento da percepção do aluno como ser humano, podendo agir no mundo social. Tal função está relacionada ao uso que se faz da Língua Estrangeira via leitura e outras habilidades comunicativas, compreendendo as várias maneiras de se viver a experiência humana;

· Ciências Físicas e Biológicas: propor que o aluno conheça a sua importância social e uma compreensão do mundo e que este lhe dê condições para sua sobrevivência. Para isso, o aluno deve avaliar situações, ter atuação positiva e crítica, para agir com responsabilidade sobre o meio;

· Educação Física: desenvolver a autonomia, a cooperação, a participação social e a afirmação de valores, assim sendo, saberá respeitar o próximo, assim como, o ambiente em que vive;

· Artes: visam usar as artes visuais, a dança, a música e o teatro para estabelecer relações entre seus trabalhos artísticos com a importância de ter uma boa relação com o meio em que vive valorizando-o;
· Religião: esclarecer a importância das diversas religiões no meio social e ambiental, usando-se do espaço para orientar sobre a cultura local e do patrimônio ecológico, juntamente com a família e sua importância.
Abrangência da Proposta
3.1. Público Alvo: professores, funcionários, alunos, pais e comunidade.
3.2. Área Geográfica de Abrangência: A localização do local onde se realizará o projeto é Novo Hamburgo, por onde passa o Rio do Sinos, cuja sua bacia hidrográfica situa-se a nordeste do estado, entre os paralelos 29° e 30° sul e possui uma área de 3.820 km2, correspondendo à 4,5% da bacia hidrográfica do Guaíba e 1,5% da área total do Estado do Rio Grande do Sul. Mais de 100 micro bacias formam a bacia do Sinos. Quatro micro bacias, formadas pelos arroios Pampa, Cerquinha, Luiz Rau e Gauchinho. Além destes, vários são os arroios que deságuam na região da várzea do Sinos, tanto na margem norte quanto na sul do rio. Os arroios da margem sul são todos eles localizados no bairro de Lomba Grande, enquanto que, na margem norte, chegam águas dos arroios cujas nascentes estão nos morros de Novo Hamburgo.

Justificativas: À medida que a humanidade aumenta, aumentam também os conflitos, as tensões quanto ao uso do espaço e dos recursos naturais. Onde moravam algumas famílias, consumindo escassa quantidade de água e produzindo poucos detritos, agora moram milhões de famílias, usando de forma desordenada a água e gerando milhares de toneladas de lixo por dia, o esgotamento do solo, a contaminação da água, enfim, a degradação do meio. Podemos assim concluir, a deterioração na qualidade de vida, e no ponto ecológico, a destruição do ecossistema.
A proposição que devemos assumir é investirmos numa mudança de mentalidade, a conscientização da necessidade de adotar novas posturas para a construção de uma sociedade ecologicamente equilibrada. Saber exigir e respeitar os direitos próprios e os da comunidade, modificando nossas relações com o ambiente.
Desde a Constituição de 1.988, quando a Educação Ambiental se tornou exigência a ser garantida pelos governos federal, estaduais e municipais, o Brasil vem se destacando com iniciativas originais se associando a intervenções na realidade local, sendo assim a Educação Ambiental, quando bem realizada, leva a mudanças de comportamento pessoal e a atitudes e valores de cidadania que podem ter importantes conseqüências sociais, se trabalharmos para esta conscientização em nossa escola, em nosso bairro, em nossa cidade, essas boas ações serão multiplicadas para qualquer lugar que nossos alunos, pais, pessoas da comunidade passarem, sendo eles multiplicadores de ações responsáveis.

Histórico ou antecedentes: Esta proposta não é nova, vista a preocupação dos educadores locais com o meio em que vivemos. Um dos primeiros projetos trabalhados em concomitância com as distintas disciplinas foi o projeto “Airton Senna a 2000 por hora”, cujo nome do nosso projeto era “Limpeza e Reciclagem, essa dobradinha vai longe!”. Outros projetos trabalhados nos anos que se seguiram foi “O Rio do Sinos, o rio de nossas vidas”, em 08.2006, além de projetos trabalhados em paralelo com as interdisciplinas.
Duração Prevista: A previsão de início do projeto é em 12 de abril, de 2008, com uma reunião com os professores e palestrantes convidados para iniciarmos o projeto. O término do mesmo acontecerá em dezembro, sem uma data estipulada para o momento.


ABRIL
12 – palestras para os professores.
22 – entrega dos projetos por disciplina e os materiais necessários.
23 – reunião com os líderes das turmas da manhã.
24 – reunião com os líderes das turmas da tarde.

28 – início do projeto com os alunos.
MAIO
Reunião de esclarecimento para os pais.
Última semana - Palestra para os alunos com Gisela Souza
Reunião mensal com professores;
Reunião mensal com líderes de turma.
JUNHO
2 a 6 – semana do meio ambiente
06 – feira de ciências
Reunião mensal com professores;
Reunião mensal com líderes de turma.
JULHO
2 a 13 – exposição de língua portuguesa
16 a 20 – exposição de educação física
Reunião mensal com professores;
Reunião mensal com líderes de turma.
AGOSTO
1ª quinzena – exposição de inglês
2ª quinzena – exposição de religião
Reunião mensal com professores;
Reunião mensal com líderes de turma.
SETEMBRO
1ª quinzena – exposição de matemática
2ª quinzena – exposição de geografia
Reunião mensal com professores;
Reunião mensal com líderes de turma.
OUTUBRO
1ª quinzena – exposição de história
2ª quinzena – exposição das 1ª e 2ª séries
Reunião mensal com professores;
Reunião mensal com líderes de turma.
NOVEMBRO
1ª quinzena – exposição das 3ª e 4ª séries
2ª quinzena – exposição de artes
Reunião mensal com professores;
Reunião mensal com líderes de turma.
DEZEMBRO
08 – feira com todas as disciplinas.



Realização de um seminário Integrador sobre Educação Ambiental.
Reunião mensal com professores;
Reunião mensal com líderes de turma.
ABRIL A DEZEMBRO
Realização do Projeto da Horta Escolar com alunos de 1ª a 4ª série, coordenado pelas professoras do currículo.


Metas a serem atingidas: Com este projeto pretendemos contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos a decidir e atuar na realidade socioambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade local. Para isso a escola se propõe a trabalhar atitudes, formação de valores, gestos de solidariedade, hábitos de higiene pessoal e dos ambientes em que freqüentamos, transformando a escola numa ambiente saudável, coerente com o que se pretende para, de fato, contribuir para a formação da identidade como cidadãos de atos responsáveis com o meio ambiente. A escola deverá garantir atividades em que os alunos possam pôr em prática as situações vividas por ele na escola e em casa, relacionando esses dois universos no reconhecimento dos valores expressos por comportamentos, técnicas, manifestações artísticas e culturais. É possível promover o desenvolvimento da sensibilidade, chamando a atenção para as inúmeras soluções simples e engenhosa que as formas de vida encontram para sobreviver. Promover um trabalho conjunto entre a comunidade e a escola, para a troca de informações e modos distintos de vida, cada um agindo na sua função para que os trabalhos possam atingir uma amplitude. A saída dos alunos também é importante, as visitas a locais de interesse dos trabalhos em Educação Ambiental, permite a ampliação da construção de conhecimento, assim como soluções para a comunidade.
Obs.: Todas as atividades serão adaptadas de acordo com a série, podendo haver alterações nas propostas aqui sugeridas, de acordo com a necessidade observada pelos professores, alunos e comunidade.

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